Clicadas:

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Seminário de pesquisa VII - Literatura e outras alteridades.

Hoje no Seminário de pesquisa VII - Literatura e outras alteridades, que aconteceu na UnB Auditório do Instituto de Letras.

Tive hoje a oportunidade de ouvir a professora Cintia Schwantes que abordou de forma competente sobre a escassez de literaturas referentes a pessoas portadoras de necessidade especias PPNE. Falamos sobre autismo e parde do universo que circunda esse universo tão amplo e ainda inexplorado. Foi uma excelente tarde de informação e discussões que contribuirão para o meu universo de pesquisa sobre arte inclusiva.   
O que cabe no entendimento e ensinamento de uma criança autista, serve perfeitamente para os "normopatas" (pessoas ditas normais) ou seja, precisamos entender que o ideal seria enfrentar a diversidade de forma normal. Embora o ideal se configure de outras maneiras de entendimento e percepção.


quinta que vem tem mais, falaremos sobre LOUCURA!









A produção literária brasileira contemporânea tem abordado de forma insuficiente a pluralidade de sujeitos e vozes que compõem socialmente a diversidade humana. Ela não inclui em seu raio de visibilidade aquele indivíduo marcado por uma singularidade que o situa fora do padrão cristalizado como o “normal”: pessoas com algum tipo de deficiência (cegueira, surdez, motora, nanismo, loucura, entre outros).

Estes seminários, ao reunirem pesquisadores de diferentes áreas e com trabalhos em distintas fases de elaboração, pretendem discutir como as diferenças humanas são tratadas e apresentadas nas representações literárias. Busca-se observar a relação de identidade/ alteridade construída entre narradores e personagens envolvidas e como as tramas das obras dão a ver essas outras alteridades.

Um comentário: