Clicadas:

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Curso de Formação de Preço no Sebrae

​Quando decidi me matricular no curso Formação de Preço de Venda do Sebrae, tinha um interesse em descobrir como posso valorar minha profissão.

Sou artista e produtor cultural, e como artista posso atuar como professor de dança, bailarino, ator, coreógrafo, ensaiador, preparador corporal entre outras funções. Agora também posso escrever e fotografar (tenho cursos). Como produtor cultural atuo na realização de eventos, na idealização e elaboração de projetos culturais. Entre os prêmios que já conquistei posso destacar: II Prêmio Nacional de Cultura Afro Brasileira (Petrobrás e Fundação Palmares) com o projeto que foi realizado na comunidade MImbó, interior do Piauí. prêmio Klaus Vianna (Funarte) destaco o Ringue Klaus Vianna de Dança Contemporânea que circulou com um ringue de dança por diversos bairros de Teresina promovendo um duelo artístico entre as Cia Battali Cia. de Dança e Cia. de Dança Cynthia Layana. Outro destaque é o Projeto Dança Eficiente, que promove dança para pessoas com deficiência e o Resgate do Cavalo Piancó de Amarante no Colégio Polivalente de Amarante-PI, um espetáculo da cultura popular da região entre rios do Piauí e Maranhão.

Embora tenha tantas conquistas profissionais e o fato de também ter que ser eu mesmo o meu próprio produtor, isso me leva a, ás vezes não conseguir dá o devido valor ao meu trabalho, e o curso tem sido bem interessante. Embora eu seja o único aluno da área do empreendedorismo cultural (o que poderia me deixar como peixe fora dágua), ao contrário, me abre possibilidades de entendimento e mesmo de mercado.

Sou produtor cultural, ator e bailarino, e sinto na pele a dificuldade que sempre existe (é como se fosse um tabu mesmo), em relação ao momento de precificar o nosso trabalho artístico, de dá o valor necessário e real aos serviços/produtos. Muitas vezes não existem nem um padrão a ser seguido ou mesmo outros preços pra se comparar no mercado cultural. Daí o curso me dá ferramentas para qualificar, entendendo o processo que esse produto realiza até se concretizar enquanto ação. Parece ser algo que não se discute muito no meio artístico, inclusive perguntei ao professo Luiz, ele se já teve outro aluno artista antes? Ela claro responde que "Não"

Na área cultura ainda é um ponto bem importante e urgente a ser tratado essa questão dos valores e preços a se cobrar por uma obra de arte, ou uma coreografia por exemplo. 

Quanto vale meu trabalho? 
Qual valor do meu serviço artístico? 
Como posso cobrar por uma criação artística? 
Qual valos de uma foto?

Enfim, são questões que me parecem interessantes de discutir no meio artístico. O bom é que o curso tem me dado subsídios para desenvolver o meu trabalho de forma justa e competitiva. 


Proposta do curso "Me dando valor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário