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quarta-feira, 29 de julho de 2015

CAPTANDO RECURSO COM JEFF MOTTA

No curso de captação de recursos oferecido pela Bsb Criativa, temos Jeff Motta á frente, ele fala, pensa, agi e conta piadas, tudo com muita dinâmica e com uma particularidade que ainda não consegui definir nas duas aulas que tivemos. Espero entender melhor tudo isso, pois preciso captar essa dinâmica dele pro meu comportamento diante dessa carreira que pretendo seguir, que é produção executiva.

Falamos sobre formas de patrocínio:
Leis de Incentivo
Editais Públicos
Patrocínio Direto
Producto Placement
Ação Promocional
Vendagem Promocional
Financiamento Coletivo (crowdfunding)
Convênios Públicos ONG/OSCIPS

Falamos sobre esses e outras formas de financiamentos. Até hoje tivemos duas aulas teóricas que, envolveram diversos assuntos e falaram de formas adequadas de entender, esse universo que procura formas de captar recursos para o feitio de cultura e entretenimento.

Sobre Valoração Jeff nos mostrou diferenças como: Receita/Patrocínio/Permutas

A viabilidade comercial de um projeto está relacionada a quanto vale o projeto no mercado. O custo mínimo que é necessário para que o projeto acontecer sem perder sua essência. Na viabilidade operacional se refere a quanto custa o projeto e seus valores em reais.

Custo do projeto é o valor mínimo para cobrir todos os custos, a margem de lucro é zero e não existe acúmulo de recurso, o que significa que embora o projeto não tenha gerado lucro, a produção não teve prejuízo, ou seja, não se perde nem se ganha, além das remunerações acordadas.

Outro importante ponto abordado por Jeff foi à questão das Metas de Captação. Mecanismo que valora o projeto e determina valores de cotas para a partir daí partir para captação de fato. Ele nos apresentou um formato padrão de categorizar as cotas:

MASTER/PATROCÍNIO/APOIO/APOIO INSTITUCIONAL

A cota “máster”, será próxima ao custo total do projeto; é primordial e ideal que a cota “máster” seja a primeira a ser captada. A cota “apoio” equivale ao valor mínimo. A qualidade de cotas deve ser na categoria e proporcional a diversidade de contrapartidas, é importante saber negociar com os patrocinadores. As cotas podem variar de acordo com a modalidade cultural, tamanho do evento, ou tipo de show. 

As aulas continuam, com muito ritmo e com uma dinâmica que tenta ser participativa, embora sempre seja uma observação que eu venho fazendo sobre os momentos de formação que venho me deparando. Sempre sinto falta de mais prática, aulas e ações que sejam vivenciadas na prática. Ele disse que a partir de hoje iremos praticar a captação de recursos, estou muito curioso pra praticar.

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