Clicadas:

quarta-feira, 8 de julho de 2015

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Tive inicio nessa segunda (07 de julho) mais uma capacitação profissional em PRODUÇÃO CULTURAL ou PRODUÇÃO EXECUTIVA. Esmiuçando os termos CULTURAL e EXECUTIVA, chegamos ao mesmo resultado, no que se refere à realizações dos trabalhos. Trata-se de uma função ainda pouco entendida e em grande crescimento no Brasil. Tendo em vista que ainda temos muito caminho para chegar a termos uma qualidade internacional nas produções pois, estamos entrando no circuito internacionais entretenimento cultural e ainda necessitamos qualificação profissional. Foi no Bsb Criativa (https://www.facebook.com/bsbcriativa ) que encontrei espaço par me desenvolver nesse sentido, já que venho produzindo cultura desde os meados da década de noventa no Piauí.

O curso tem como Facilitadora a produtora cultural Claudia Queiroz que com sua vasta experiência na produção cultural Brasileira, mescla de forma contundente um perfil da profissão no país e estabelece conosco um clima de entendimento dessa realidade, que precisa ser entendida, para que começarmos a entender que são necessárias muitas mudanças. Tanto no entendimento da cadeia produtiva da indústria cultural, quando na capacitação e postura dos produtores brasileiros que, ainda não atuam com todo potencial dessa função, que tem se entendido como primordial paro o desenvolvimento econômico do país. 
Sinto que teremos uma semana repleta de descobertas. 

A produção cultura ou executiva é bem ampla e, precisa ser encarada com um olhar profissional, com respeito ao público e encontrando meios que essa relação com as pessoas aconteça de forma solícita/humana, com intuito de agregar um olhar de respeito ao produto cultural e as pessoas que consomem esse produto. 
A produção cultural engloba todas outras produções, projeta as empresas de vários tamanhos, com objetivos e ações que beneficiam todo mundo. De forma que precisamos entender que, esse mundo tem hoje mais de sete bilhões de habitantes e que todas essas pessoas precisam de cultura nos seus cotidianos, podemos então, estimar imensuráveis ganhos e necessidades para execução de produção cultural no Brasil. Estudos mostram que o setor de serviço que mais cresce no mundo é o setor cultural É visível que a produção cultura gera dinheiro e empregos/serviços e ajuda a cadeia econômica e produtiva do mundo.

No entanto algumas questões ainda travam a evolução da produção cultural brasileira, entre elas posso citar:
Falta de capacitação profissional
Ausência de política de formação
Pouco avanço na elaboração e execução de políticas
Déficit de pessoas com formação 
Produções com baixa qualidade

Urge que esse quadro se desfaça e seja superado, para que haja grande desenvolvimento cultural no país.
Outro ponto importante e necessário é a formação de plateia, levando a cultura as escolas, ruas, fazendo com que as crianças de todas as condições socioeconômicas tenham acesso aos espetáculos de dança, teatro, cinema, exposição etc. Só assim podemos dar fim a uma consciência que entende a cultura com supérflua. Fazendo com as novas gerações entendam a cultura como necessidade humana.
Finalizo com uma frase de Cacilda Becker “Não me peça pra fazer de graça, aquilo que de melhor sei fazer”.
Valdemar, Brasília 07/07/2015



ETIQUETA PROFISSIONAL
Hoje a conversa se deu em torno da questão da etiqueta profissional, o comportamento no trabalho, no traquejo social. Muitos produtores ou entre a equipe, sempre existem pessoas que não sabem lidar com as diferentes realidades, distantes das suas próprias realidades, o que pode causar problemas e mesmo constrangimento e a produção precisa ter total controle da sua equipe.  Pra isso é importante ter um hierarquia clara com todos sabendo bem suas atribuições para que se instale um clima favorável ao trabalho de equipe, mantendo o controle. É importante que a produção seja clara nas suas bases e organização.
O trabalho de produção é feito com equipe de trabalho, por tanto é importante saber lidar com as diferentes pessoas da sua equipe, pois uma produção não acontece sozinho. O comprometimento com o trabalho necessita que as pessoas tenham consciência de que se trata de um trabalho não convencional e que acontece em horários distintos dependendo da produção.
É importante que o trabalho de equipe seja estabelecido com clareza para que não haja contra-ordem,  onde outras ordem são dadas diferentes da que foram claramente acordadas. E isso pode ser um grande problema.
A experiência de Claudia Queiroz é vasta e no seu currículo existem produções como, Rock in Rio, Rio 92, além de produção em cinema nacional e algumas experiências com show internacionais, também produções para a tv e longas metragem, ela nos fala com propriedade dessa necessidade de equilibrar a equipe para que o trabalho seja satisfatório.
O tratamento as autoridades, artistas e Vips precisa ser diferenciado e isso é também uma função da produção, precisamos ter mais cuidado  no tratamento dessas pessoas, pois a arte de bem receber á arte de fazer as pessoas se sentirem bem e a vontade. O trabalho de produção exige entendimento da situação.
DECUPAGEM DO PROJETO
Vai detalhar minuciosamente as necessidades:
Quantidade da equipe de trabalho
Quantidade de equipamentos
Quantidade de recursos (atrações etc)
Tipo de material necessário
Quantidades de dias de trabalho
Tipos de autorizações necessárias
Quantidade de autorizações

PERGUNTAS NECESSÁRIAS PARA EXECUÇÃO DE UM PROJETO:
O QUE VAI FAZER?
QUEM VAI FAZER?
COMO VAI FAZER?
ONDE VAI FAZER?
ISSO É PLANEJAMENTO, LOGÍSTICA, INTERFERÊNCIA, PATROCÍNIO, LEVANTAMENTO TÉCNICO






Nenhum comentário:

Postar um comentário