Clicadas:

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Segunda aula gestão e planejamento de carreia + um segundo no meu dia.

Quando falam em carreia, na minha cabeça logo vem, a ideia de correr, seja atrás de algo, seja fugindo também de algo, enfim é sempre uma palavra que remete ao movimento, á busca. E é isso mesmo se fizemos uma comparação com a carreira profissional, que nada mais é, do que um busca por melhorias, pessoais também. É impossível separar profissional-pessoal por completo, pois, trata-se do mesmo indivíduo, por tanto é impossível separar. Podemos até falar de postura, ética, metodologias que se aplicam a vida pessoas que se diferem da profissional, no entanto na maioria das situações é praticamente impossível separar seu estado de espírito ou simplesmente esquecer os problemas pessoais na hora de se dedicar a atividade profissional, ou seja, é um corpo só, único.

No segundo dia de aula demos tempo para discernir sobre o fator humano, já que esse é o diferencial que determina a capacidade, o conhecimento as habilidades e experiências de cada individuo que trabalha e gerencia criatividade.
Resumindo: o capital humano é que as pessoas são de fato, com suas capacidades e possibilidades, pois, como comecei esse texto falando não podemos separar o profissional do pessoal é o mesmo corpo, mesma consciência. Sendo por tanto o capital humano o que carregamos conosco pra casa no final do expediente (nós mesmos).



Durante a aula uma situação interessante aconteceu, temos uma aluna “muito comunicativa” e que sempre questiona coisas relevantes e não relevantes, como qualquer um que fala o que pensa. O certo é que criou-se por instantes um clima de disputa entre a “aluna comunicativa” e orientadora  (pelo menos pra mim). A orientadora soube sair com extrema postura e profissionalismo, achei que esse pode ser dado como exemplo de controle emocional, e claro experiências acumuladas em aulas e demais atividades que Angélica desenvolve e expõe sempre para todos nós nas aulas. Posso então considerar que Angélica tem um grande índice de capital humano, e que teve num momento de conflito a postura certa para naquela hora resolver o que poderia se torna um grande problema. Só isso já valeu a aula pra mim.

A aula seguiu como sempre repleta de informações e exemplos de vida e carreiras, por se tratar de um espaço de muito diálogo é sempre recheado de curiosidade e particularidades muito interessantes, que certamente fazem com que cada dia seja um enxurrada de informações que precisarão de muito tempo para serem digeridas.

Ganhas e perdas.
Pode ser um jogo, uma ferramenta pessoal de análise de atitude a ser tomada na vida em geral, pois não se separa vida pessoal de vida profissional.
O que ganho com isso? Sabotadores e Motivadores de prazer.
O que ganho com isso? Sabotadores e Motivadores de dor.

Exigência de mercado + Eficiência + Profissional Múltiplo + Diversidade + Prioridades + Alfa + Avaliação + Coaching + Mitos

O mundo mudou e sempre mudará de lugar.


P.S. Ontem vi numa matéria da TV que em 2015 ganhamos mais um segundo nas horas do dia, e fiquei sabendo que isso já aconteceu muitas vezes, pois faz parte de um processo de movimento da terra que depende dos movimentos dos mares, terremotos etc. Fiquei feliz em saber que tenho mais um segundo no meu dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário