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quarta-feira, 15 de julho de 2015

Me capacitando no Sebrae

Sem dúvida, o sucesso do negócio de cada um depende, em grande medida, de um gerenciamento adequado das finanças. As empresas se deparam com clientes cada vez mais exigentes em qualidade e preço. Atrair e manter clientes é um grande desafio. Mas, como lidar com a realidade de preços cada vez mais competitivos sem comprometer a saúde financeira da empresa e a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos?

O curso Formação do preço de venda vai auxiliá-lo na adoção de critérios técnicos em seus modelos de precificação para que sua empresa tenha condições de competitividade. No entanto, é importante entender que para estabelecer o preço de venda não basta ter em mente apenas o seu produto ou serviço final. É preciso conhecer todos os elementos que compõem a formação do preço de venda. Ou seja, são necessárias informações sobre a estrutura patrimonial da empresa e sobre as relações que a empresa estabelece com o ambiente em que está inserida. Mas é fundamental que o empresário saiba que qualquer decisão sobre o preço de venda poderá provocar alterações em todas as áreas da empresa e, consequentemente, em seus relacionamentos.

Módulo 1: Elementos de formação do preço de venda

  • Compreender a importância de formar o preço de venda de forma adequada. Conhecer os componentes de formação do preço de venda.
  • Classificar os custos em fixos e variáveis.
  • Refletir sobre a importância da formação do preço de venda, como fator de sustentabilidade e competitividade do seu negócio.
  • Elaborar um demonstrativo de custos e despesas.

Módulo 2: Custos e despesas fixas

  • Diferenciar os regimes de caixa e competência e seus reflexos na apuração dos custos e despesas.
  • Conhecer os regimes tributários e seus impactos para a formação do preço.
  • Predispor-se a planejar e monitorar os custos da empresa.
  • Elaborar um plano de ação para desenvolver ou aperfeiçoar o planejamento dos custos da sua empresa.

Módulo 3: Custos e despesas variáveis

  • Sistematizar os custos e as despesas envolvidas na composição dos produtos e/ou serviços.
  • Conscientizar-se da necessidade do conhecimento dos custos e despesas variáveis para a tomada de decisão e redução de riscos.
  • Aplicar as formas de apropriação dos custos da mão de obra direta (MOD) aos produtos e serviços.
  • Fazer cálculos para tratamento dos custos variáveis para a formação do preço de venda

Módulo 4: Formação do preço de venda

  • Compreender o método de formação do preço pelo custeio direto ou custo variável.
  • Predispor-se a desenvolver e utilizar procedimentos técnicos, mantendo a qualidade e eficiência na formação de preços.
  • Elaborar questionário para pesquisar o preço praticado no mercado

Módulo 5: Determinação do preço de venda

  • Conhecer os componentes do mercado em que atua.
  • Avaliar as relações entre projeção de vendas, custo de materiais, rateio dos custos fixos, projeção de receitas operacionais, rentabilidade e ponto de equilíbrio.
  • Sensibilizar-se da necessidade de conhecer os fatores de mercado.
  • Expressar confiança em sua capacidade de estabelecer preços, com base em critérios técnicos e conhecimento de mercado.
  • Projetar suas vendas de produtos e/ou serviços.


Todas as empresas, independentemente de sua área de atuação (comércio, indústria ou serviços), têm gastos. Esses gastos se subdividem genericamente em:
Custos
Despesas variáveis
Despesas fixas
A análise desses gastos se faz necessária para a apuração correta de sua lucratividade e também para o gerenciamento financeiro mais eficiente.





Proposta de reflexão...

O Caldeireiro – Qual o preço justo para um serviço?
Um caldeireiro foi contratado para consertar um enorme sistema de caldeiras de um navio a vapor que não estava funcionando bem. Após escutar a descrição feita pelo engenheiro quanto aos problemas, de haver feito algumas poucas perguntas, dirigiu-se à sala de máquinas. Olhou para o labirinto de tubos retorcidos, escutou o ruído surdo das caldeiras e o silvo do vapor que escapava, durante alguns instantes; com as mãos, apalpou alguns tubos. Depois, cantarolando suavemente só para si, procurou em seu avental alguma coisa e tirou de lá um pequeno martelo, com o qual bateu apenas uma vez numa válvula vermelha brilhante. Imediatamente o sistema inteiro começou a trabalhar com perfeição e o caldeireiro voltou para casa. Quando o dono do navio recebeu uma conta de R$ 1.000,00, queixou-se de que o caldeireiro só havia ficado na sala de máquinas durante 15 minutos e pediu uma conta pormenorizada.
Eis a conta:
Total da conta: $ 1.000,00, assim discriminados:
Conserto com o martelo: R$ 1,00
Saber onde martelar: R$ 999,00
Essa narrativa demonstra o valor dado ao conhecimento e à experiência adquirida pelo profissional, em anos de prática, ao estabelecer o preço do serviço realizado, conhecido hoje como capital intelectual.

Agora que leu o texto, reflita e responda as questões abaixo:

  1. Controlo e organizo as minhas contas?
  2. Faço pesquisas de satisfação junto a meus clientes?
  3. Pesquiso os preços da concorrência?
  4. Procuro conhecer os custos de meu negócio?
  5. Busco me atualizar sobre os produtos que vendo/fabrico ou sobre os serviços que executo?
  6. Busco informações e faço todas as pesquisas necessárias para formar o preço de venda?


Se você respondeu Sim para todas as perguntas, você já possui características de um perfil empreendedor. Continue assim e você terá grandes chances de sucesso!

Se você ainda não possui todas as características, mas pretende desenvolvê-las, saiba que todas essas iniciativas são importantes para a sustentabilidade e competitividade de sua empresa.

Pratique-as!

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